quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os Livros da Magia

Os Livros da Magia

Livro I - O Labirinto Invisível
Neil Gaiman (escritor)
John Bolton (ilustrador)

Livro II - O Mundo Das Sombras
Neil Gaiman (escritor)
Scott Hampton (ilustrador)

Livro III - No Crepúsculo de Verão
Neil Gaiman (escritor)
Charles Vess (ilustrador)

Livro IV - Estrada Para Lugar Nenhum
Neil Gaiman (escritor)
Paul Johnson (ilustrador)

Série da DC Comics, Inc, lançada pela Editora Abril Jovem, no Brasil, em 1990.

‘Um moleque inglês, magricelo, de óculos e cabelos pretos revoltos é tido como o próximo grande mago da nossa era’.
Onde foi que eu já vi isso? Na verdade foi essa pergunta que me veio à cabeça quando li pela primeira vez sobre Harry Potter. A resposta: ‘Os Livros da Magia’.
Algum tempo antes eu já tinha lido essa sensacional série escrita por Neil Gaiman, o ‘pai’ do Sandman, e fazendo a conexão fui reler a graphic novel. As únicas coisas em comum com o Harry Potter são: a descrição lá de cima e o uso da magia como condutor das histórias, quanto ao resto, bem...
Os Livros da Magia’ é uma série dividida em quatro partes, com roteiro de Neil Gaiman e ilustrações dos mestres John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson, cada um cuidando de uma das partes da história. O tal moleque, Tim Hunter, sendo um predestinado, tem a chance de escolher entre a magia e a ciência e, para que sua escolha seja feita, é guiado pelo passado, o presente, o atemporal reino encantado e o futuro por personagens ligadas ao oculto, em certo momento são chamados de ‘a brigada dos encapotados’, mas como eles próprios dizem – ‘não deixe ninguém saber seu verdadeiro nome, nomes têm poder... ...pergunte como as pessoas querem ser chamadas’ –, são eles: John Constantine, Mister Io, Doutor Oculto e um outro guia que não reivindica qualquer alcunha, mas em certo momento é nomeado como 'O Vingador'.
A história é um desfile interminável de referências a obras literárias, mitologias e lendas do mundo todo, especialidade de Gaiman, que utiliza desde ‘O Paraíso Perdido’, de John Milton, e a Bíblia até o universo de personagens da DC Comics para fazer essa que já se tornou um clássico entre as graphic novels do gênero. Não vendeu tanto quanto o Harry Potter, não rendeu filmes, produtos e afins, nem o ‘público alvo’ é o mesmo, mas a qualidade intrínseca, quanta diferença...

Postado originalmente em O Pântano Elétrico entre janeiro e fevereiro de 2008.

NOVOS LINKS!!! / NEW LINKS!!!
Links nos comentários / Links on comments
RE-UP EM 10/01/16

9 comentários:

RobertoRocker disse...

Ai irmão muito maneiro esse post, eu quando era adolescente adorava essas revistas em quadrinhos, mais com o tempo meio que abandonei um pouco esse tipo de leitura, creio que o fator mais determinante foi que as revistas encareceram muito, mais mesmo assim eu sou muito fan de quadrinhos, Tenho centenas e centenas de revistas guardadas no armário, todas dentro de plasticos pra evitar poeira e principalmente a ação dos cupins, uma das que eu mais gostava de colecionar e que eu tenho quase todas do numero 1 ao numero 100 é ''A Espada Selvegem de Conan'' em preto e branco que considero um clássico absoluto dos quadrinhos, de vez em quando encontro algumas por ai pra baixar em pdf, outras que eu gostava muito eram as especiais, tipo as Graphic Novels, Graphic Marvels, e as minisseries em quatro edições que é o caso dessa que vc postou, mais pra frente se vc tiver outras ai posta ai pra galera.Abração e parabens :)

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Faaaaaaaaaaala, Bob El Rockero!
Antes de tudo, seja bem vindo e 'muchas gracias' pelo comentário!

Cara, 'A Espada Selvagem de Conan' é realmente um classicaço; eu gostava especialmente por ser em b&p e porque o cimério sempre conseguia se safar dos maiores perigos e ainda comer uma gostosa! rsrsrsrsrs

Eu postei algumas graphic novels lá n'O Pântano Elétrico, mas meio que desencanei porque tive pouco incentivo (comentários, sacumé...), mas, principalmente por outros dois motivos: 1. dá um trabalho danado e me toma muito tempo escanear as revistas; 2. meu scanner estava quebrado e não tive nenhuma vontade de comprar um novo (rsrs) - até que o danado voltou a funcionar há pouco tempo.

Passa lá no Pântano, na lateral esquerda tem a coluna de 'Marcadores', clique em graphic novel que você achará algumas coisas interessantes, mesmo que sejam poucas.

De qualquer maneira, aos poucos soltarei mais uma ou outra.

Valeu!
ML

P.S.: já que você tem tantas revistas, em tão bom estado de conservação, por que não nos brinda com algumas delas? O principal aqui é COMPARTILHAR, meu camarada!

Big clash disse...

Salve Maddy Lee!
O universo das HQs é muito bacana, também consumi muitas delas. Tenho um exemplar de "Voodoo Lounge" uma (des)aventura dos Rolling Stones produzida por Dave Mckean e publicada pela Marvem Music.
Você já deve conhecer este material, caso queira posso disponibilizá-lo, a capa tá meio surrada,mas o interior tá bacana.
Parabéns pela postagem, vou indicá-la aos amigos aficcionados com o tema.
[]ão.

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaande Clash!
Meu amigo, também tenho esse Voodoo Lounge e a arte é fuderosamente fantástica! Dave McKean é o cara, definitivamente! rsrs Só não escaneei essa revista por causa do formato, senão a destruiria durante o processo e isso, meu irmão, é uma heresia das brabas! rsrsrs
Uma outra série fodona é Moonshadow, mas não vou me dar esse trabalho todo... Talvez eu disponibilize alguma coisa do Sandman, que baixei em .cbr há algum tempo atrás, vamos ver...
Abração!
ML

Pablo Souza disse...

Marcello, o link está quebrado.
Poderia fazer a gentileza de postar um alternativo?
Abraço!

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Pablo, seja bem-vindo!
Obrigado por avisar, re-uparei assim que for possível (o mais rápido que eu puder também...); acho que antes do próximo fim de semana já teremos links novos.
Valeu!

Cícero Guimarães Neto disse...

Por favor, atualiza os links! Grato ;)

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caro Cícero, antes de tudo, seja bem vindo.
Porém... Eu optei por não atualizar os links antigos. As razões são muitas; as principais são:
. tenho pouco tempo livre e prefiro gastar esse tempo com novas postagens;
. se eu atender um, terei que atender a todos e, assim, será uma bola de neve.
Sendo assim, peço desculpas por não poder atendê-lo.
De qualquer maneira, agradeço a visita.
Valeu!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Os Livros da Magia

Livro I - O Labirinto Invisível
https://mega.nz/#!X58VxQbJ!mW2te3Jq9IgJE-nJj3EU1vaA9M0VbFpoFObmL54uRSg

Livro II - O Mundo Das Sombras
https://mega.nz/#!O9Un0bbb!nyouCoDXS91VsEWev0fAnWDkI3GsOrHjOEEWT522i-0

Livro III - No Crepúsculo de Verão
https://mega.nz/#!bt9xQSKZ!77oEMXNlddgcWpe8E5q5JuZaiITF5SJu4XyC4tTi3Is

Livro IV – Estrada Para Lugar Nenhum
https://mega.nz/#!Sts0UbTT!_37lPlaBTDglpfOGBosnF2P3fQI8mxQ01VatFzapJqg